Menino Maluquinho
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Sobre o Livro
O personagem central de "O Menino Maluquinho" retrata a vida diária de um menino alegre, cheio de imaginação e que adora aprontar e viver aventuras com os amigos. Uma de suas manias é usar um panelão na cabeça, o que o diferencia dos demais. Sua energia e carisma são contagiantes, ele está sempre aprontando travessuras, mas é tão adorado que raramente deixa alguém verdadeiramente zangado.
Contextualização
"Um clássico da literatura infantil brasileira, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, 129 edições e publicado em mais de 10 países! Um menino que tinha o olho maior do que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés. Um menino moleque, brincalhão, bagunceiro, poeta, um amigão. Um menino que cresceu, fez 40 anos e descobriu que não tinha sido um menino maluquinho, mas simplesmente um menino feliz. Um menino especialmente comum.
Vamos
Conversar?
1.
Qual é a característica mais marcante do Menino Maluquinho? O que você mais admira nele?
2.
Como você acha que seria ser amigo do Menino Maluquinho? O que você faria em suas aventuras?
3.
Como você se identifica com o Menino Maluquinho? Quais são suas semelhanças e diferenças?
Momento Lúdico
Você percebeu que na história escrita por Ziraldo tem várias expressões diferentes? Veja o significado de algumas delas e depois faça um desenho representando cada uma delas:
-
Ter o olho maior que a barriga: ser guloso, querer comer mesmo sem fome.
-
Ter macaquinhos no sótão: ter medos estranhos, ser amalucado.
-
Ter fogo no rabo: ser empolgado, animado.
-
Ter pernas que dão para abraçar o mundo: ter pernas compridas.
-
Ter vento nos pés: andar rápido, não ficar quieto.
Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como língua de herança de forma lúdica e online em qualquer lugar do mundo.
Clique aqui para saber mais.