Saci - A origem
Autor: Ilan Brenman
Ilustrador: Guridi
Editora: Moderna
Sobre o Livro
Todo mundo já escutou sobre o garoto de uma única perna, que caminha pelas redondezas com seu chapéu vermelho, pregando peças nas pessoas. Mas como aconteceu a aparição do Saci Pererê? E de que maneira ele perdeu a sua perna e aprendeu a se mover usando um redemoinho? Neste livro, Ilan Brenman narra a origem dessa figura folclórica tão amada pelos brasileiros e desafia um artista estrangeiro a criar sua própria interpretação do Saci.
Contextualização
Segundo um famoso estudioso brasileiro do folclore, Luís da Câmara Cascudo, a história do Saci parece ter começado há muito tempo, por volta do final do século XVIII ou início do século XIX. Ele diz que muitas pessoas discutem de onde veio essa história.
O Saci também faz parte das culturas indígena e africana do Brasil. Isso significa que, como em muitas histórias populares, há influências de diferentes culturas que ajudaram a manter essa história ao longo do tempo.
Monteiro Lobato, um escritor de histórias para crianças muito famoso no Brasil, adicionou mais detalhes à história do Saci em suas histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Ele inventou novas aventuras para o menino com uma perna só, o Saci. Ilan Brenman decidiu terminar a sua versão dessa história com um encontro entre Pedrinho, um personagem de Lobato, e o Saci, como uma forma de homenagear Monteiro Lobato, que espalhou a história do Saci, e celebrar o amor que as pessoas têm por contar histórias.
Vamos
Conversar?
1.
Você já havia escutado a história do surgimento do Saci-Pererê? O que achou dessa versão?
2.
Você já havia escutado a história do surgimento do Saci-Pererê? O que achou dessa versão?
3.
Se você pudesse criar uma versão moderna do Saci-Pererê, como seria essa figura e que aventuras ele teria nos dias de hoje.
Momento Lúdico
Redemoinho do Saci- Pererê
Criar um redemoinho do Saci-Pererê usando vinagre, detergente líquido e água é uma experiência simples e divertida. Vamos ao passo a passo:
Materiais necessários:
-
1 embalagem com tampa (vidro maionese, garrafa pet, jarra, etc.).
-
1 colher de sopa de vinagre
-
2 colheres de sopa de detergente de preferência neutro.
-
Água
-
Corante alimentar (opcional)
-
Tesoura
-
Um adulto para supervisionar a experiência
Como fazer:
1. Preparação: Coloque uma toalha ou papel toalha no local onde realizará a experiência, para facilitar a limpeza caso algo derrame.
2. Coloque água até a metade da embalagem que for utilizar. Coloque em seguida o vinagre, o detergente e se preferir o corante (duas ou três gotas).
3. Feche a tampa do vidro ou garrafa e agite bastante. Em seguida, irá formar o redemoinho do Saci Pererê!
Extra: Você pode decorar a embalagem utilizada da forma que quiser!
Este Guia de Leitura foi elaborado em parceria com a escola "Português Lúdico", que incentiva o ensino de Português como Língua de Herança de forma lúdica e online em qualquer lugar.
Clique aqui para saber mais.